Bruno Fernandes já era, há largos anos, um craque em potência. Profissionalizou-se em Itália, voltou a Portugal e agora é um dos nomes maiores de um colosso inglês. Decidimos por isso que seria o padrinho perfeito para a Vega (ou Alpha Lyrae). Trata-se de uma estrela em pleno desenvolvimento, a mais brilhante da constelação de Lira e a quinta mais brilhante do céu noturno. Um pouco à imagem do nosso craque, a esta estrela também lhe tirámos a pinta muito cedo — foi, muito provavelmente, a primeira estrela a ser fotografada de forma bem-sucedida.
Cristiano Ronaldo
Polaris
Ascensão reta 02h 31m 49.09s
Declinação +89° 15′ 50.7″
434 anos-luz da Terra
Sistema Múltiplo
Estrela Polar é a estrela mais brilhante da constelação da Ursa Menor e uma das mais conhecidas estrelas que existem. Como está alinhada com o eixo da Terra (ou muito próxima desse eixo), parece que está sempre fixa no céu noturno e que as outras estrelas todas giram em seu redor. Pareceu-nos, por isso, ser a estrela perfeita para a maior estrela do futebol português apadrinhar. Um jogador que se tem, ao longo dos anos e nos melhores campeonatos do mundo, mantido no topo, e que, além dos recordes inacreditáveis que bate, ajuda todos os que o rodeiam a subir o nível.
Bernardo Silva
Mizar
Ascensão reta 13h 23m 55.54s
Declinação +54° 55′ 31.2″
83 anos-luz da Terra
Sistema Múltiplo
Mizar é uma estrela múltipla, composta por dois sistemas de estrelas binárias. Múltiplas são também as tarefas que vemos Bernardo desempenhar em campo: ora defende abnegadamente a sua baliza até à exaustão, ora ataca com pausa, mostrando a sua magia, que o faz cintilar em campo como poucos no Mundo. Mizar faz parte da Ursa Maior; já Bernardo joga no maior campeonato de futebol da Europa. Apadrinhar este astro estava escrito nas estrelas.
Rafa
Alkaid
Ascensão reta 13h 47m 32.43s
Declinação +49° 18′ 47.8″
104 anos-luz da Terra
Alkaid (Eta Ursae Majoris) é uma estrela perfeita para descrever o velocíssimo avançado português: a sua velocidade de rotação é de 150km por segundo. Além disso, Rafa está a viver uma das melhores épocas a nível individual e é absolutamente indispensável na manobra ofensiva da sua equipa. E a sua estrela, embora não seja a primeira que pensamos, é na verdade maior e até mais brilhante que o Sol.
Ruben Dias
Merak
Ascensão reta 11h 01m 50.47s
Declinação +56° 22′ 56.7″
80 anos-luz da Terra
Chegar, ver e vencer. Ruben Dias chegou ao melhor campeonato do mundo e a uma das mais fortes equipas do mundo e pegou de estaca. A estrela que apadrinha, Merak ou Beta Ursae Majoris, é visível a olho nu. O que também é visível é a forma como o internacional português se impôs num dos maiores clubes do Mundo: bastou um par de anos e até já enverga a braçadeira de capitão.
Diogo Jota
Izar
Ascensão reta 14h 44m 59.22s
Declinação +27° 04′ 27.2″
209 anos-luz da Terra
Sistema Múltiplo
A olho nu, Izar da constelação de Boieiro, a estrela que Diogo Jota apadrinha, aparenta ser apenas uma única estrela. No entanto, recorrendo a um telescópio, percebemos que se trata de uma estrela binária — um pouco como a sua capacidade de rematar com ambos os pés com igual eficácia. Está hoje no topo do futebol inglês e mundial e o seu contributo merece rasgados elogios de colegas, treinadores e imprensa.
João Félix
Arcturus
Ascensão reta 14h 15m 39.67s
Declinação +19° 10′ 56.7″
37 anos-luz da Terra
Estrela da constelação de Boeiro, é uma estrela do hemisfério norte — curiosamente, o local do país onde Félix começou a sua ascensão meteórica até chegar a um gigante vermelho na terra de nuestros hermanos. A estrela que apadrinha, Arcturus, é também uma gigante vermelha, a mais brilhante da sua constelação e do céu do hemisfério norte, com um brilho centenas de vezes maior que o do Sol, numa alusão ao muito futebol que ainda tem para nos dar.
Pote
Epsilon Leonis
Ascensão reta 09h 45m 51.07s
Declinação +23° 46′ 27.3″
247 anos-luz da Terra
Se há jogador do qual se pode dizer que teve uma evolução meteórica, esse jogador é Pote. Apadrinha, por isso, a Epsilon Leonis uma estrela que, como é fácil de adivinhar, faz parte da constelação de Leão — como o nosso craque. É uma das mais brilhantes da sua constelação, o que encaixa perfeitamente no percurso que fez até agora, sagrando-se até o melhor marcador do campeonato português na temporada passada.
Renato Sanches
Denebola
Ascensão reta 11h 49m 03.57s
Declinação +14° 34′ 19.4″
36 anos-luz da Terra
Depois da ascensão meteórica aos 18 anos, onde conquistou campeonatos nacionais e europeus e se transferiu para um dos maiores clubes do mundo, a carreira do nosso craque acabou por sofrer um ligeiro percalço. Partilha com a sua estrela o facto de serem ambos jovens, e sendo a sua estrela a segunda mais brilhante da constelação de Leão, só podemos desejar ao nosso craque um futuro ainda mais luminoso.
Danilo
Spica
Ascensão reta 13h 25m 11.57s
Declinação -11° 09′ 40.7″
250 anos-luz da Terra
Sistema Múltiplo
Spica (Espiga ou Alpha Virginis) é uma estrela binária, a 15ª mais brilhante do céu noturno. Como a estrela que apadrinha, Danilo também não surge imediatamente no topo das listas. No entanto, vê-lo jogar é como olhar para um céu estrelado: para onde quer que olhemos no campo, vemos esta estrela do PSG brilhar. Seja a central ou a médio defensivo, há muito que provou estar na elite do futebol mundial.
Estas estrelas só brilham na ELEVEN
Em parceria com a Agência Espacial Portuguesa criámos a primeira constelação apadrinhada por craques do futebol. Clica em começar para saberes mais sobre estes astros e habilita-te a um prémio galáctico.
De todos os desportos, o futebol é, do ponto de vista linguístico, o mais rico. As suas representações metafóricas são criativas, ricas e, acima de tudo, transversais. Futebol é guerra e religião; é amor e sofrimento.
Mas também é ciência. E, na maior parte das vezes, a sua predileção recai sobre a astronomia. Os jogadores são estrelas, os plantéis são galácticos, a ambição de cada equipa só conhece o céu como limite.
Esta associação é, para nós, natural, e é reforçada pela relação histórica do homem com os astros.
As estrelas fizeram parte de práticas religiosas, foram auxiliares de navegação e, sobretudo, alimentaram a curiosidade de tantos e tantas.
Esta simbiose entre futebol e astronomia é, por isso, lógica. Por esse motivo decidimos que era altura de voltar a olhar para outras estrelas que não apenas as do futebol; que, ao contrário do que se possa pensar, futebol e ciência podem e devem conviver.
Associámo-nos à Agência Espacial Portuguesa para criar a primeira constelação de estrelas apadrinhada por estrelas do futebol, durante a fase final da Champions League®: a competição das estrelas do futebol mundial por excelência.
Esta constelação pode ser vista nos céus portugueses numa data muito especial: no dia 28 de Maio de 2022, o dia da final da desta grande competição.
Esta parceria surge para despertar o gosto pela astronomia junto de uma audiência que normalmente só tem olhos para as outras estrelas.
Em simultâneo, queremos ajudar a divulgar o trabalho da Agência Espacial Portuguesa, uma organização criada pelo Governo português para implementar a Estratégia Nacional para o Espaço, Portugal Espaço 2030, e a quem agradecemos desde já o apoio neste projeto.
Espaço em Portugal
Agência Espacial Portuguesa
A Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space é a organização responsável por implementar a Estratégia Nacional para o Espaço (Portugal Space 2030). Tendo como principal objetivo promover o Espaço em Portugal, a Agência coordena a participação portuguesa em várias organizações internacionais, seja a Agência Espacial Europeia ou os programas espaciais da União Europeia. Juntam-se a estes o Observatório Europeu do Sul (ESO) e o Observatório SKA, duas organizações de alcance mundial essenciais para o estudo do universo. A educação científica e tecnológica faz parte dos desafios estratégicos da Agência Espacial Portuguesa, através de programas anuais como o European Rocketry Challenge, uma campanha de voos parabólicos para estudantes do secundário, ou do acolhimento do Space Studies Program 2022, abraçando a multidisciplinariedade do Espaço e promovendo a troca de conhecimento e colaboração internacional.
Conheça mais sobre o Espaço em Portugal através do Catálogo Espacial Português, desenvolvido pela Agência Espacial Portuguesa.
Desde 2020 que a Agência Espacial Portuguesa promove o European Rocketry Challenge – EuRoC, um concurso dirigido a estudantes universitários que desenham, constroem e lançam os seus foguetes de propulsão sólida, líquida ou híbrida até aos 3.000 ou 9.000 metros de altitude. Com o EuRoC, a Agência Espacial Portuguesa quer estimular as gerações mais novas a estudar ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). Com um total de 19 equipas em competição, o EuRoC recebeu em 2021 a primeira equipa portuguesa a participar numa competição de internacional de lançamento de rockets: a equipa RED, do Instituto Superior Técnico. A 3.ª Edição do EuRoC acontece em Outubro de 2022.
A Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica tem como missão promover a cultura científica na sociedade portuguesa, para todos os públicos, com especial ênfase nas camadas mais jovens e na população escolar. Exerce a sua atividade através de três eixos fundamentais: promoção do ensino experimental das ciências no ensino básico e secundário; organização de campanhas de divulgação científica dirigidas ao público em geral; criação de uma Rede Nacional de Centros Ciência Viva, espaços interativos de divulgação científica, que contribuem para o desenvolvimento regional.
A Ciência Viva teve origem no programa com o mesmo nome, criado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia a 1 de Julho de 1996. Cerca de dois anos mais tarde, adquiriu o estatuto de associação tendo como membros instituições públicas e laboratórios de investigação espalhados por todo o país. A sua divulgação científica é feita por 3 grupos de entidades diferentes: os centros, as quintas e os clubes.
O CanSat Portugal é um projeto educativo do ESERO (European Space Education Resource Office) Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA), com colaboração da Agência espacial Portuguesa.
Esta iniciativa desafia os alunos do ensino secundário de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Os alunos são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações do satélite com a sua estação em terra.
A competição CanSat dá aos estudantes a oportunidade de adquirirem experiência prática num projeto espacial de pequena escala.
O Observatório do Lago Alqueva iniciou atividade em Maio de 2016 com o objetivo de promover atividades relacionadas com a Astronomia. Localiza-se a dois quilómetros de Monsaraz numa área privilegiada por ter uma baixa poluição luminosa, embora com bons acessos e infraestruturas para o astroturismo. O público-alvo são os turistas da região, astrónomos amadores e os grupos escolares e seniores.
Os guias de céu são comunicadores de ciência experientes que promovem uma viagem pelo céu de Monsaraz e ajudam os participantes a encontrar a estrela polar, a identificar as constelações e a conhecer as suas lendas, a relacionar a cor das estrelas com as suas temperaturas. Aqui é possível observar enxames de estrelas, nebulosas e galáxias com os telescópios do observatório. Também é possível olhar para o Sol através de telescópios seguros. Existe um programa de cursos, oficinas de Astronomia e Astrofotografia durante todo o ano. Desenvolvem atividades para famílias todos os Sábados à tarde.
NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação
O NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação, fundado em 2001, é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, constituída por cientistas, investigadores, professores e formadores, especializados em diferentes áreas científicas e educacionais. A sua missão é levar a inovação e desenvolvimento na educação, promovendo, de forma holística, a diversidade, inclusão e sustentabilidade, tendo a Astronomia como veículo de eleição.
Clube de Astronomia do Agrupamento de Escolas Águeda do Sul
As atividades desenvolvidas no Clube de Astronomia do Agrupamento de Escolas Águeda Sul têm sido orientadas para os seus alunos. Contudo, o clube abre a escola à comunidade através atividades diversas, como palestras, exposições, sessões de observação astronómica e divulgação científica.
O Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) é um órgão do Exército responsável pela aquisição e processamento de informação geoespacial e pela produção de cartografia a várias escalas, das quais se destaca a Carta Militar de Portugal à escala 1:25 000, representação a maior escala, uniforme e coerente de todo o território português.
A sua origem remonta a 1932, com a criação dos Serviços Cartográficos do Exército, dando corpo e organização adequados à produção sistemática de cartografia militar. Em 1993, passa a chamar-se Instituto Geográfico do Exército (IGeoE).
Ao IGeoE compete a obtenção e produção de cartas, plantas e outra documentação e informação geográfica necessárias ao Exército e aos outros ramos das Forças Armadas e para apoio a entidades publicas e privadas. Em 2015 dá-se uma nova reestruturação no Exército e o Instituto Geográfico do Exército passa a Centro de Informação Geoespacial do Exército, designação que ainda mantém, e cuja principal competência é prover com informação geográfica o Exército e outras entidades, bem como desenvolver ações de investigação científica e tecnológica.
O Planetário de Espinho está inserido no Centro Multimeios, localizado no centro da cidade de Espinho, que abriu portas em junho de 2000. Naquele local também há lugar para o cinema, exposições e outros eventos. É um dos centros multimédia mais avançados do país. Promove atividades como workshops, sessões de observação diurna e noturna, concertos imersivos, acampamentos no planetário e projeção de filmes.
O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), fundado em 2015, é uma estrutura de investigação com uma dimensão nacional, concretizando uma visão ousada para o desenvolvimento da Astronomia, Astrofísica e Ciências do Espaço em Portugal. Desenvolve investigação com o mais alto impacto no campo da astrofísica e das ciências do espaço e apoia o ensino e a formação de jovens investigadores e estudantes em estreita colaboração com as Universidades de Lisboa, do Porto e Coimbra. O IA também tem por objetivo promover atividades de comunicação de ciência de amplo alcance que ampliem no público a compreensão sobre o Universo e sobre o nosso lugar nele, assim como a sensibilização para a importância da investigação neste domínio. O Instituto encontra-se localizado em Lisboa, Porto e Coimbra.
Conheça aqui os melhores locais para observar o céu noturno em Portugal.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Aenean et iaculis dolor. Pellentesque bibendum ante vel eros lobortis bibendum. In a fringilla sapien, et molestie lorem. Nullam cursus nunc a orci placerat accumsan. Donec id tincidunt elit. In quis ornare elit. Ut pellentesque ante sed metus aliquam finibus. Suspendisse potenti. Ut non sodales turpis. Integer quis magna tincidunt nisl ullamcorper lobortis. Fusce eget tincidunt turpis. Mauris sit amet nisi augue. Suspendisse lobortis sollicitudin viverra. Ut ipsum neque, dapibus non augue sit amet, hendrerit viverra tellus. Phasellus venenatis, ipsum pharetra ultricies fringilla, enim quam volutpat tortor, nec maximus nulla justo pretium mauris. Donec finibus, est ac vestibulum porta, ante nulla semper enim, eu elementum nisi odio vel justo.
Nulla euismod sed elit sit amet ultricies. Suspendisse auctor ex lorem, sed congue nunc egestas eget. Cras quis dui lacinia velit iaculis aliquet sed vitae justo. Vivamus consectetur rutrum metus sed interdum. Praesent hendrerit volutpat ex, eget cursus dui porta sit amet. Aenean risus urna, egestas sed quam eu, rutrum vulputate dui. Donec placerat enim eu urna interdum pulvinar. Nullam sed erat et felis sollicitudin varius. Mauris blandit augue vel nibh consequat blandit. Nam leo nulla, ultrices et consectetur nec, ornare vel purus. Nunc ultricies dui eget lacus fermentum tincidunt. Sed nibh magna, blandit vel efficitur gravida, vestibulum ac purus.
Vivamus sit amet lacus tellus. Fusce lorem odio, tincidunt non elit facilisis, posuere venenatis nibh. Praesent sit amet urna massa. Sed tempor mi id quam aliquet feugiat. Integer erat arcu, pharetra ut nulla sed, cursus pellentesque nisl. Proin vel mauris mollis, blandit elit vel, lacinia turpis. Aenean et eros et nunc malesuada iaculis. Aliquam ultrices tristique erat, eget porta orci. Suspendisse interdum pharetra tincidunt.
Sed nec rhoncus est. Etiam fringilla vel velit id maximus. Proin quis eros tortor. Maecenas at sem eleifend, cursus sapien nec, suscipit enim. Sed auctor neque justo. Etiam mattis facilisis dolor vel convallis. Mauris est elit, maximus nec bibendum porttitor, tempor ac felis.
Proin eget lacus nec lacus ornare vehicula. Fusce convallis, elit id eleifend convallis, diam nulla vehicula quam, nec tempor odio est ut tellus. Praesent ut eros nec ipsum gravida efficitur. Cras est sapien, tempor sed purus eget, congue dictum nibh. Duis faucibus, quam quis vehicula iaculis, metus ligula posuere arcu, vitae ullamcorper urna libero quis metus. Nam consequat vel quam non mattis. Donec tincidunt ex eget risus tincidunt pulvinar. Morbi gravida velit ut magna tincidunt aliquet. Nulla facilisi. Proin in odio fringilla, porttitor quam sed, rhoncus neque. Maecenas quis mi nec mi ultrices rutrum id eget sem. Maecenas lobortis non turpis et viverra.
Segue-nos nas nossas redes sociais e ganha prémios.
Até à final da Champions League, vamos estar a dar prémios de outra galáxia.
Diz-nos porque é que para ti a ELEVEN é 5 estrelas e põe o teu nome nesta constelação. Ainda te habilitas a ganhar um bilhete duplo para ver a final da Champions League.
Bem-vindo à constelação ELEVEN.
Em seguida receberás um email com a confirmação da tua participação e com as coordenadas da estrela que apadrinhaste.
Não te esqueças que, para poderes ganhar o prémio final, tens de ser cliente eleven. O grande vencedor será anunciado no dia 9 de maio.
Autor e jornalista em 11 Sports (elevensports.pt).
Vou dizer-lhe como jogar de forma segura, eficaz e rentável. Falarei sobre como escolher os melhores casinos, os melhores bónus, slots e jogos nos casinos portugueses. Leia as minhas críticas e avaliações, deixe os seus comentários ou envie-me um e-mail.
Esta página web utiliza cookies. Os cookies servem para que possamos oferecer um melhor serviço online. Ao usar este site ou fechar esta mensagem, concorda com o aviso de cookies.