powered by Agência Espacial Portuguesa
Location
Constelação ELEVEN
Fechar

Bruno Fernandes

Vega

Ascensão reta 18h 36m 56.34s
Declinação +38° 47' 01.3"
25 anos-luz da Terra

Bruno Fernandes já era, há largos anos, um craque em potência. Profissionalizou-se em Itália, voltou a Portugal e agora é um dos nomes maiores de um colosso inglês. Decidimos por isso que seria o padrinho perfeito para a Vega (ou Alpha Lyrae). Trata-se de uma estrela em pleno desenvolvimento, a mais brilhante da constelação de Lira e a quinta mais brilhante do céu noturno. Um pouco à imagem do nosso craque, a esta estrela também lhe tirámos a pinta muito cedo — foi, muito provavelmente, a primeira estrela a ser fotografada de forma bem-sucedida.

Fechar

Cristiano Ronaldo

Polaris

Ascensão reta 02h 31m 49.09s
Declinação +89° 15' 50.7"
434 anos-luz da Terra
Sistema Múltiplo

Estrela Polar é a estrela mais brilhante da constelação da Ursa Menor e uma das mais conhecidas estrelas que existem. Como está alinhada com o eixo da Terra (ou muito próxima desse eixo), parece que está sempre fixa no céu noturno e que as outras estrelas todas giram em seu redor. Pareceu-nos, por isso, ser a estrela perfeita para a maior estrela do futebol português apadrinhar. Um jogador que se tem, ao longo dos anos e nos melhores campeonatos do mundo, mantido no topo, e que, além dos recordes inacreditáveis que bate, ajuda todos os que o rodeiam a subir o nível.

Fechar

Bernardo Silva

Mizar

Ascensão reta 13h 23m 55.54s
Declinação +54° 55' 31.2"
83 anos-luz da Terra
Sistema Múltiplo

Mizar é uma estrela múltipla, composta por dois sistemas de estrelas binárias. Múltiplas são também as tarefas que vemos Bernardo desempenhar em campo: ora defende abnegadamente a sua baliza até à exaustão, ora ataca com pausa, mostrando a sua magia, que o faz cintilar em campo como poucos no Mundo. Mizar faz parte da Ursa Maior; já Bernardo joga no maior campeonato de futebol da Europa. Apadrinhar este astro estava escrito nas estrelas.

Fechar

Rafa

Alkaid

Ascensão reta 13h 47m 32.43s
Declinação +49° 18' 47.8"
104 anos-luz da Terra

Alkaid (Eta Ursae Majoris) é uma estrela perfeita para descrever o velocíssimo avançado português: a sua velocidade de rotação é de 150km por segundo. Além disso, Rafa está a viver uma das melhores épocas a nível individual e é absolutamente indispensável na manobra ofensiva da sua equipa. E a sua estrela, embora não seja a primeira que pensamos, é na verdade maior e até mais brilhante que o Sol.

Fechar

Ruben Dias

Merak

Ascensão reta 11h 01m 50.47s
Declinação +56° 22' 56.7"
80 anos-luz da Terra

Chegar, ver e vencer. Ruben Dias chegou ao melhor campeonato do mundo e a uma das mais fortes equipas do mundo e pegou de estaca. A estrela que apadrinha, Merak ou Beta Ursae Majoris, é visível a olho nu. O que também é visível é a forma como o internacional português se impôs num dos maiores clubes do Mundo: bastou um par de anos e até já enverga a braçadeira de capitão.

Fechar

Diogo Jota

Izar

Ascensão reta 14h 44m 59.22s
Declinação +27° 04' 27.2"
209 anos-luz da Terra
Sistema Múltiplo

A olho nu, Izar da constelação de Boieiro, a estrela que Diogo Jota apadrinha, aparenta ser apenas uma única estrela. No entanto, recorrendo a um telescópio, percebemos que se trata de uma estrela binária — um pouco como a sua capacidade de rematar com ambos os pés com igual eficácia. Está hoje no topo do futebol inglês e mundial e o seu contributo merece rasgados elogios de colegas, treinadores e imprensa.

Fechar

João Félix

Arcturus

Ascensão reta 14h 15m 39.67s
Declinação +19° 10' 56.7"
37 anos-luz da Terra

Estrela da constelação de Boeiro, é uma estrela do hemisfério norte — curiosamente, o local do país onde Félix começou a sua ascensão meteórica até chegar a um gigante vermelho na terra de nuestros hermanos. A estrela que apadrinha, Arcturus, é também uma gigante vermelha, a mais brilhante da sua constelação e do céu do hemisfério norte, com um brilho centenas de vezes maior que o do Sol, numa alusão ao muito futebol que ainda tem para nos dar.

Fechar

Pote

Epsilon Leonis

Ascensão reta 09h 45m 51.07s
Declinação +23° 46' 27.3"
247 anos-luz da Terra

Se há jogador do qual se pode dizer que teve uma evolução meteórica, esse jogador é Pote. Apadrinha, por isso, a Epsilon Leonis uma estrela que, como é fácil de adivinhar, faz parte da constelação de Leão — como o nosso craque. É uma das mais brilhantes da sua constelação, o que encaixa perfeitamente no percurso que fez até agora, sagrando-se até o melhor marcador do campeonato português na temporada passada.

Fechar

Renato Sanches

Denebola

Ascensão reta 11h 49m 03.57s
Declinação +14° 34' 19.4"
36 anos-luz da Terra

Depois da ascensão meteórica aos 18 anos, onde conquistou campeonatos nacionais e europeus e se transferiu para um dos maiores clubes do mundo, a carreira do nosso craque acabou por sofrer um ligeiro percalço. Partilha com a sua estrela o facto de serem ambos jovens, e sendo a sua estrela a segunda mais brilhante da constelação de Leão, só podemos desejar ao nosso craque um futuro ainda mais luminoso.

Fechar

Danilo

Spica

Ascensão reta 13h 25m 11.57s
Declinação -11° 09' 40.7"
250 anos-luz da Terra
Sistema Múltiplo

Spica (Espiga ou Alpha Virginis) é uma estrela binária, a 15ª mais brilhante do céu noturno. Como a estrela que apadrinha, Danilo também não surge imediatamente no topo das listas. No entanto, vê-lo jogar é como olhar para um céu estrelado: para onde quer que olhemos no campo, vemos esta estrela do PSG brilhar. Seja a central ou a médio defensivo, há muito que provou estar na elite do futebol mundial.

Mira